Mudança Comportamental

A verdadeira mudança dá-se no nosso cérebro. Vamos partilhar consigo como fazer pequenas mudanças no seu dia-a-dia, mas que ao final da semana farão toda a diferença na balança! Na sua Área Cliente vai ter inúmeras ferramentas:

  • Diário Alimentar a ser preenchido diariamente. Desta forma os nossos nutricionistas conseguem avaliar, corrigir e adaptar o seu Plano Alimentar sempre que necessário, de forma a que atinja os seus objectivos rapidamente!
  • 5 Segredos be-Slim partilharemos consigo inúmeros segredos e dicas! Saiba como controlar e saciar o apetite, conheça a nossa tabela de equivalência alimentar de forma a que consiga fazer uma alimentação variada e equilibrada em todas as ocasiões.
  • Como confecionar refeições a forma como cozinhamos os alimentos faz toda a diferença. Partilharemos consigo inúmeros truques que tornam menos calóricos os seus pratos.
  • Receitas be-Slim saborosas e saudáveis, ideais para fazer em família.

E vai ver que, sem dar por isso tem um estilo de vida naturalmente saudável. Porque acreditamos que os resultados que vai obter com o Programa be-Slim são para toda a vida!*

A obtenção de resultados varia de pessoa para pessoa e implica o cumprimento do programa estipulado

Questões Frequentes Mudança Comportamental
Questões Frequentes Mudança Comportamental

Sinto que a ansiedade dificulta o meu emagrecimento. O que devo fazer?

Não são raros os casos de pessoas que nos procuram e que dizem ter dificuldade em emagrecer, devido a problemas de ansiedade. Os nossos conhecimentos e experiência dizem-nos que quando se verificam oscilações de peso relacionadas com ansiedade, a dificuldade em emagrecer de forma consistente  está relacionada com a ingestão de determinados alimentos e comportamentos compulsivos.

 

Os planos be-Slim são muito eficazes para quem quer emagrecer,  e sofre de  problemas de ansiedade, na medida em que a abordagem personalizada, permite abordar as causas do problema e minimizar a ansiedade na ansiedade alimentar.

 

Como emagrecer com a be-Slim?

 

Nos programas para emagrecer da be-Slim, os nossos nutricionistas irão fazer uma avaliação aprofundada de cada caso, de forma a conhecer as suas dificuldades e motivações, os seus objetivos e todos os aspetos únicos de cada caso.

 

Com a informação recolhida, será elaborado um plano alimentar personalizado, de acordo com as necessidades energéticas, com as preferências alimentares e com os objetivos de cada um. No caso de querer emagrecer, mas sofrer de ansiedade relacionada com a alimentação, o seu plano alimentar irá ter isso em conta, tentanto em conjunto encontrar  alternativas mais equilibradas, para que não sinta qualquer tipo de ansiedade.

 

Os planos alimentares be-Slim incluem todo o tipo de alimentos e grupos nutricionais, uma vez que acreditamos que o organismo necessita de todos os nutrientes para funcionar corretamente.

 

Emagrecer sem ansiedade

 

É possível emagrecer controlando a ansiedade relacionada com a alimentação. Além das alternativas encontradas  para minimizar esses sinais, a nossa equipa está sempre à sua disposição, para esclarecer qualquer dúvida e prestar qualquer esclarecimento, que seja necessário ao longo de todo o processo.

 

O contacto poderá ser feito através da nossa plataforma exclusiva online, skype ou telefone. Assim, é possível emagrecer sem nunca precisar de se deslocar até às nossas instalações.

Qual a interferência do cérebro no sucesso de um programa de emagrecimento?

A maior interferência do cérebro no sucesso de um programa de emagrecimento é a sua capacidade de habituação. Este dado foi revelado por um estudo realizado por uma universidade inglesa, que revelou que demora 66 dias a transformar uma determinada ação num hábito.

 

Assim, para que o seu cérebro assimile essas mudanças alimentares e  comportamentais aprendidas durante o seu programa de emagrecimento, é importante que o mantenha durante esse período de tempo para que se torne um hábito e já não faça qualquer esforço para se adaptar ás mudanças.

 

Manter o programa de emagrecimento para manter os resultados a longo-prazo

 

Uma das muitas diferenças existentes entre qualquer programa de emagrecimento be-Slim e muitas das dietas para emagrecer, que existem no mercado é a durabilidade dos resultados. Ao preferir um programa de emagrecimento be-Slim, estará a apostar na obtenção de resultados sustentados com resultados duradouros.

 

Através da adoção de novos hábitos alimentares e do aconselhamento dos nossos nutricionistas, irá habituar o corpo e o cérebro a uma nova forma de se alimentar. Como o processo não é de curta duração, irá dar tempo ao corpo para perceber que as alterações introduzidas pelo programa de emagrecimento, como a forma de cozinhar e preparar refeições, como as deve distribuir ao longo do dia  e quais a melhores opções em termos de alimentos.

 

O período de adaptação permite ao corpo encarar a mudança como um hábito, o que leva a que os resultados do programa de emagrecimento se mantenham a longo prazo.

 

Prefira um programa de emagrecimento adequado a si

 

Existem várias formas de perder peso. Seguir um programa de emagrecimento be-Slim é uma forma de perder o peso que tem em excesso, de forma eficaz e saudável. Através da criação de um plano alimentar personalizado, adequado às suas necessidades energéticas, às suas preferências alimentares e aos seus objetivos, promovemos o emagrecimento por via da aquisição de uma alimentação e um estilo de vida mais saudável.

Como posso emagrecer se não controlo o que como?

Comer de forma descontrolada ao chegar a casa é um problema muito comum, entre pessoas que querem perder peso. O motivo para este tipo de ocorrência se verificar, prende-se com o facto de fazer grandes intervalos de tempo entre refeições. Esse tipo de comportamento é inimigo da sua vontade de perder peso, na medida em que quem se mantém várias horas sem comer, tem a tendência para comer mais no momento de refeição seguinte.

 

Comer mais vezes pode ajudar quem quer perder peso

 

Fazer pequenas refeições entre os três momentos principais alimentares do dia (pequeno-almoço, almoço e jantar), é fundamental no âmbito de uma alimentação saudável e ganha ainda mais importância, quando o objetivo é perder peso.

 

Ao fazer lanches intermédios entre as principais refeições,  evita que sinta fome,  conseguindo controlar melhor aquilo que vai ingerir na refeição seguinte e conseguindo evitar aquela sensação de "comer tudo o que aparece à frente".

 

Outro aspeto fundamental, para quem quer perder peso, é a composição desses momentos alimentares. Nestes pequenos lanches, deve escolher alimentos que sejam do seu gosto, nutritivos e que mantenham a sensação de saciedade até à refeição seguinte.

 

Manter o peso depois de um programa de emagrecimento está longe de ser uma tarefa impossível

 

Este problema é um dos muitos que quem quer perder peso tem que enfrentar. Assim se clarifica a importância que um processo de reeducação alimentar tem, para ser possível perder peso de forma saudável e com efeitos duradouros.

 

Ao seguir um plano de emagrecimento be-Slim irá aprender muito sobre alimentação saudável, o que lhe irá permitir escolher melhor os alimentos que ingere a cada refeição, utilizar métodos de confeção mais adequados aos seus objetivos e todo um conjunto de regras comportamentais, que não devem ser esquecidas em nenhum momento da sua vida.

Escrever tudo aquilo que como faz diferença num programa de emagrecimento?

O registo de um diário alimentar é essencial para o sucesso final de um programa de emagrecimento. Ao seguir um programa de emagrecimento be-Slim, o diário alimentar é a principal ferramenta de análise para o nutricionista, que assim poderá fazer um acompanhamento diário próximo e constante da sua evolução, podendo também fazer correções e dar conselhos, para que consiga atingir os objetivos estabelecidos.

 

O papel de um diário alimentar num programa de emagrecimento

 

A importância de fazer um registo minucioso de tudo o que come e bebe ao longo de cada dia, no decorrer de um programa de emagrecimento é atestada por diversos estudos científicos, um dos quais publicado no American Journal of Preventive Medicine. Esse estudo, em concreto, analisou 1685 indivíduos, e registou que, os que construíram um diário alimentar perderam quase o dobro do peso, do que os que não registaram a sua alimentação.

 

Ao manter um diário alimentar durante o seu programa de emagrecimento poderá tomar uma maior consciência dos seus comportamentos alimentares. Só através de um registo honesto e detalhado é possível identificar muitos dos excessos que são cometidos: aquela batata frita ou bolacha comidas no escritório, ou o açúcar adicionado ao café são bons exemplos desta situação.

 

Conselhos para preencher o seu diário alimentar durante o programa de emagrecimento

 

Honestidade: O diário alimentar é para si, ou seja, se não o preencher de forma honesta só irá prejudicar progresso do seu programa de emagrecimento. Só sabendo tudo aquilo que come o seu nutricionista o pode ajudar, percebendo as suas dificuldades e conseguindo alternativas que facilitem o cumprimento do plano alimentar prescrito.

 

  • Registe as horas e as porções ingeridas: Este registo é fundamental para determinar padrões de comportamentos alimentares. Assim é possível perceber a que refeições onde tem maior tendência para cometer excessos.

 

  • Preencha o diário, mesmo nos dias em que sabe que cometeu excessos: Ao saber como se comportou num dia de excessos, será mais fácil efetuar as mudanças necessárias para concluir o seu plano com sucesso.

É possível perder peso não sabendo cozinhar?

Ao contrário do que muitos pensam, para perder peso não é necessário perder muito tempo a cozinhar, nem ter uma grande criatividade gastronómica… Para perder peso é importante, isso sim, saber como os diferentes alimentos, métodos de confeção e hábitos alimentares em geral, podem promover a sua saúde e sensação de bem-estar.

 

Através do método be-Slim é possível perder peso, com a  aquisição de hábitos alimentares mais saudáveis. Um conjunto de ferramentas muito simples são fornecidas para que possa fazer as melhores opções em termos de alimentos a escolher e melhor forma de os preparar, conseguindo tornar a sua alimentação satisfatória em sabor e equilibrada a nível de nutrientes.

 

A importância da alimentação para perder peso

 

A alimentação e a atividade física são as duas componentes que mais afetam o sucesso de quem quer perder peso. Para ajudar quem não tem tempo ou criatividade culinária, a be-Slim disponibiliza um conjunto de ferramentas para facilitar os seus dias, tais como:

 

  • Lista de Compras: Ao ter uma lista de compras, definida pelo seu nutricionista, vai perder menos tempo sempre que for às compras e vai ser mais fácil perder peso.
  • Plano alimentar personalizdo: Um plano elaborado por um nutricionista adequado às suas necessidades, estilo de vida, gostos pessoais e objetivos.
  • Diário Alimentar: Ao registar tudo o que come e bebe diariamente, e posteriormente ser corrigido pelo seu nutricionista, será mais fácil tomar consciência dos erros alimentares que comete diariamente.
  • Receitas be-Slim: Na sua área pessoal vai encontrar sugestões diárias, para refeições mais rápidas e saudáveis.
  • Guia be-Slim: Inúmeras sugestões e conselhos para facilitar a mudança de comportamento em relação à alimentação e atividade física no seu dia a dia.

 

Aos poucos irá adaptar-se a um conjunto de novos hábitos alimentares, perceber que afinal não é preciso criatividade nem muito tempo, para cozinhar de forma saudável e de forma a perder peso.

 

Depois de perder peso fica a mudança comportamental

 

Um dos aspetos diferenciadores do método be-Slim, prende-se com o facto de se concentrar no longo prazo, através de um processo de reeducação alimentar e de mudanças comportamentais. Ao seguir o Programa, vai mudar naturalmente a forma como se alimenta assim como pequenas alterações no seu quotidiano que fazem uma grande diferença quando se quer emagrecer e ter uma vida mais saudável.

Não quero frequentar um ginásio. É possível emagrecer sem exercício?

Ainda que a prática de exercício seja sempre desejável ou pelo menos um aumento da atividade física em pequenas coisas quotidianas, é possível emagrecer sem exercício físico.

 

A alimentação é essencial para emagrecer de forma equilibrada. Com um conjunto de alterações ao nível  dos comportamentos alimentares é possível emagrecer. Para isso é essencial o acompanhamento de um profissional nessa área, elaborando um plano alimentar adequado ás suas necessidades e objetivos e acompanhando-o ao longo de todo o processo, de forma a que as mudanças se tornem um hábito  e assim exista uma verdaeira mudança comportamental.

 

O que é preciso para emagrecer?

 

Para emagrecer é fundamental que a quantidade de energia ingerida diariamente, seja inferior à quantidade de energia dispendida no mesmo período. Assim, pode atingir o objetivo do emagrecimento por uma de duas vias:

 

  • Reduzindo a quantidade de energia ingerida diariamente: A ingestão excessiva de energia por via da alimentação, é um dos motivos mais comuns para o surgimento de problemas relacionados com excesso de peso. É possível emagrecer através da redução da quantidade de energia ingerida, de acordo com o metabolismo e nível de atividade física de cada um. No entanto estas alterações devem ser guiadas por um nutricionista, de forma a garantir que, apesar de reduzir a ingestão de energia, mantém o nível ótimo de nutrientes para não prejudicar o bom funcionamento do organismo e não voltar a engordar.

 

  • Aumentando o nível de atividade física: Ao aumentar o nível de atividade física estará, por consequência, a aumentar o gasto de energia diário do corpo. Se a energia gasta através da atividade física for superior à quantidade de energia ingerida, irá certamente emagrecer.

 

O ideal é a conjugação das duas vertentes, adotando um estilo de vida mais saudável em todos os sentidos de forma a garantir os resultados a longo prazo.

 

 

Eu não como em casa, será por isso que talvez não consiga emagrecer?

Comer constantemente fora de casa é uma das dificuldades mais identificadas por quem quer emagrecer. Isto passa-se sobretudo porque ao comer fora de casa, não conseguimos saber como foi confecionada a refeição e muitas vezes não existe grande variedade na escolha das refeições. Infelizmente ainda não existe o hábito de acompanhar sempre as refeições com legumes e ter fruta disponível em vez dos doces, sendo por isso mais díficl a escolha. 

 

No entanto é possível emagrecer, mesmo comendo regularmente fora de casa. Tudo depende do conhecimento que tenha acerca de como deve ser composta uma refeição equilibrada. Saber escolher dentro as opções disponíveis em qualquer restaurante, é um passo essencial para conseguir emagrecer.

 

Com uma reeducação alimentar é fácil emagrecer, mesmo comendo fora de casa

 

O processo de reeducação alimentar é essencial para quem quer emagrecer, e sobretudo para quem quer que os resultados se mantenham satisfatórios a longo-prazo. Com o objetivo de dotar cada um de novos hábitos alimentares, que permitam seguir uma alimentação mais saudável onde quer que se encontre, irá aprender alguns conceitos fundamentais:

 

  • Não deve ficar muitas horas sem comer: Limitar a sua alimentação aos três principais momentos do dia é um erro, especialmente quem quer emagrecer. Esta prática em nada beneficia o metabolismo e, ao fazer intervalos maiores entre refeições, é provável que a sensação de fome leve a que coma demais na refeição seguinte.

 

  • Uma alimentação saudável deve conter todos os grupos alimentares: O organismo necessita de todos os nutrientes para funcionar corretamente.

 

Conselhos para emagrecer mesmo comendo fora de casa

 

Se tiver oportunidade de comer no seu local de trabalho, a melhor forma de controlar a sua alimentação é preparar uma marmita com alimentos para todos os momentos do dia: meio da manhã, almoço e lanche. Assim saberá exatamente o que está a comer e o impacto que essas refeições irão ter no seu processo de emagrecimento.

 

Caso não tenha a possibilidade de comer no seu local de trabalho, terá que fazer um esforço redobrado para resistir às tentações e fazer  escolhas equilibradas. Essas escolhas são facilitadas através das ferramentas disponibilizadas pelo seu programa de emagrecimento.

Como habituar os meus filhos a comer legumes?

A ingestão de legumes, fruta e vegetais é essencial ao longo de toda a vida, e não apenas, durante o decorrer de um programa de emagrecimento. São alimentos essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo e que devem ocupar um papel central na alimentação de todos nós.

 

Quem atualmente procura um programa de emagrecimento, muitas vezes descobre que, na base do problema de excesso de peso, estão hábitos alimentares pouco saudáveis. Uma parte significativa deste tipo de hábitos é adquirida durante a infância, sendo normal que os filhos adquiram os hábitos alimentares dos pais, tanto por imitação como elo facto de comerem o que têm disponível em casa.

 

Assim, é muito importante que desde cedo as crianças de habituem a comer de forma saudável, de modo a evitar que, no futuro, desenvolvam excesso de peso e todos os problemas de saúde que daí advêm. Ao encorajar uma alimentação saudável dos mais novos, estará a prevenir que também eles venham a necessitar de seguir um programa de emagrecimento mais tarde.

 

Programa de emagrecimento be-Slim: uma alimentação saudável

 

Ao assumir o compromisso de um programa de emagrecimento be-Slim, um dos nossos nutricionistas irá criar um plano alimentar personalizado, adequado às suas necessidades e preferências alimentares. No entanto, apesar de o plano ser adequado a si, a base será saudável para toda a família. Assim, não terá que perder tempo a preparar refeições diferentes para si ou para o resto da família.

 

Ao praticar este tipo de alimentação saudável em casa, vai potenciar que também os seus filhos se habituem a seguir este tipo de alimentação, fomentando assim a criação de hábitos alimentares equilibrados. Não é só aquilo que se ingere que tem importancia no emagrecimento, mas também o fraccionamento das refeições, a forma de confecionar os alimentos, os alimentos adequados às diferentes refeições. Toda essa aprendizagem funciona como uma reeducação alimentar e mudança comportamental.

 

Seguir um plano de emagrecimento beneficia toda a família

 

Escolher seguir um programa de emagrecimento, além de trazer benefícios claros para si, para a sua saúde e para o seu bem-estar, irá também beneficiar toda a família. A aquisição de hábitos alimentares saudáveis é essencial para todos, independentemente das suas idades.

Como controlar as hormonas da fome e conseguir emagrecer sem stress?

A vontade de emagrecer pode ser influenciada pelas hormonas da fome. No entanto, se escolher emagrecer de forma saudável, com um plano de emagrecimento, em que se verifique um cuidado minucioso com a nutrição, não terá que se preocupar com esta dificuldade. As duas hormonas mais comummente relacionadas com a fome são as seguintes:

 

  • Leptina: É uma hormona produzida no tecido adiposo, que tem como função regular o apetite, de forma a conseguir manter depósitos de gordura no corpo. Estudos realizados no âmbito desta hormona revelaram que, quando se verifica uma perda súbita de peso, se dá um aumento da sua produção.

 

  • Grelina: Entre outras funções, esta hormona é responsável pela indução de apetite. É produzido no estômago e atua no metabolismo da glicose. Estudos comprovam que a sua produção aumenta perante situações de stress.

 

A chave para emagrecer sem stress

 

A chave para conseguir emagrecer sem stress e de forma saudável, é não sujeitar o seu corpo a mudanças bruscas de peso. A ação das duas hormonas acima referidas explicam o problema das dietas “ioiô”, na medida em que, ao perder peso de forma abrupta, o organismo irá fazer de tudo para voltar à condição “normal”.

 

Com o método be-Slim poderá emagrecer de forma saudável. Através da criação de um plano alimentar personalizado, adequado às suas necessidades energéticas, às suas preferências alimentares e aos seus objetivos e irá emagrecer de forma sustentada, não voltando a engordar posteriormente. 

 

Assim, com um regime alimentar equilibrado e saudável, não irá sofrer perturbações da função endócrina.

 

O acompanhamento é essencial para emagrecer

 

O acompanhamento constante é outra das componentes do método be-Slim. Através dos diferentes meios de comunicação, poderá sempre encontrar uma equipa à sua disposição, para esclarecer qualquer dúvida e prestar todo o aconselhamento necessário.

A mudança comportamental envolve necessariamente fazer exercício físico?

A mudança comportamental é uma das componentes mais importantes, de qualquer programa de emagrecimento be-Slim, para obter resultados e mante-los a longo prazo. Existem pequenas mudanças no dia a dia que podem fazer grande diferença na perda de peso e não passa obrigatoriamente por fazer exercício físico num ginásio, embora na maioria das vezes seja um hábito positivo. Basta haver um aumento na atividade física no nosso quotidiano para fazer diferença a nível de gasto energético e assim facilitar a perda de peso. Evitar o carro e os transportes de porta a porta de forma a promover as caminhadas, subir e descer escadas em vez de andar sempre de elevador ou scadas rolantes, evitar ter o comando da televisão sempre à mão ou a água no escritório sempre disponível ao lado para se obrigar a levantar. Pequenas alterações que fazem diferença no fim do dia.

 

O papel do exercício físico num programa de emagrecimento

 

O sucesso de um programa de emagrecimento é ditado pelo balanço energético. Para que se verifique uma perda de peso, a quantidade de energia ingerida através da alimentação, terá que ser inferior à quantidade de energia consumida no dia-a-dia. Assim, o referido sucesso de um programa de emagrecimento poderá ser atingido por uma de duas vias:

 

  • Adequação da quantidade de energia ingerida através da alimentação: É possível emagrecer procedendo apenas a alterações ao nível da alimentação, através da redução da quantidade de energia ingerida e de um conjunto de outros comportamentos que visam manter o seu metabolismo mais ativa e que haja um maior gasto energético.

 

  • Aumento do nível de atividade física: Aumentando a quantidade de energia consumida diariamente através do aumento da actividade física, com pequenas mudanças no dia a dia.

 

No programa de emagrecimento da be-Slim temos essa duas vertentes em conta. Adaptado sempre ao estilo de vida de cada um, de forma a que a mudança comportamental se dê naturalmente e acabe por se tornar um hábito.

 

Escolha um programa de emagrecimento que se adeque a si e às suas necessidades

 

A capacidade de adaptação e personalização são fundamentais na escolha de um programa de emagrecimento. Prefira um plano que lhe permita emagrecer de forma saudável, que acautele as suas necessidades e objetivos.

Agora a Gama be-Slim está disponível ainda mais perto de si! Vive em Angola? Aconselhe-se com o seu farmacêutico Farmacias

Luanda | Benguela | Cabinda | Kuanza Sul

Top